Últimas Notícias
recent

Círculo de Tambores com Nola Pompeo

2º Círculo de Tambores no Shanti Yoga. Foto:Tatiane Fernandes Dodero

A primeira vez que eu fui convidado para um Círculo de Tambores foi na segunda edição organizada pelo Nola Pompeo, que marcava o início da Primavera (22 de Setembro de 2012). Fui com dois amigos, Paula Moresco e Leonardo Brandão, e honestamente, eu esperava algo similar ao Olodum, fui preparado para assistir um grande espetáculo rítmico, só que não foi o que aconteceu, foi algo muito maior.

Diversos instrumentos alinhados em um círculo, em que os convidados são instruídos a sentar-se frente a qualquer que queira, podendo trocar a qualquer momento. No começo foi tímido, pessoas desconhecidas frente a instrumentos igualmente desconhecidos, mas algo sensacional começa acontecer naturalmente, orientados por Nola, uma composição sonora começa ocupar o espaço, cada indivíduo comunica-se com o outro através do instrumento tocado, são vozes musicais transmitindo uma mensagem da alma, e em pouco tempo somos íntimos uns dos outros, sentindo uma conexão muito forte, a partir daí estamos cientes (somos relembrados) que fazemos parte de uma mesma comunidade.

O dia a dia nos trona mesquinhos com os outros e conosco mesmos, o diálogo, a expressão de sentidos e sentimentos são perdidos, substituídos pela formalidade, pela pressa. E ali, naquele círculo, você se vê criando música, algo que outrora você não sabia que era capaz de fazer, ao tempo que aprende sobre composição musical e a importância de cada indivíduo dentro deste processo, e vai se emocionando com a vibração dos instrumentos, das vozes, e se entrega à fragilidade do companheiro.

No meu primeiro método de teoria musical, lá pelos sete ou oito anos de idade, o Bona, eu aprendi que “música é a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma, mediante o som”, e no Círculo de Tambores isso fica muito claro, simples de entender, ou melhor, de sentir.

Neste final de semana, no sábado (20/10/2012), eu fui à terceira edição do círculo, desta vez levei outros dois amigos, Jéssica Ambrósio (que estava de visita conhecendo Campo Grande) e Igor Leal (que também em músico), e a experiência foi magnífica.

Eu no 2º Círculo de Tambores. Foto:Tatiane Fernandes Dodero

O círculo despertou em mim a consciência de que eu preciso voltar a estudar música, novos instrumentos, novos processos, e ninguém melhor que o Nola para ser meu professor, estou me organizando e em breve serei um aluno deste que ministra aula de música em quatro processos que me conquistam: musicalização, rítmica, composição e improviso.

3º Círculo de Tambores

O Círculo de Tambores acontece uma vez por mês e é organizado em parceria com o Shanti Yoga Stúdio, após a aula aberta de yoga, tradicional dos sábados do estúdio. Fique atento na nossa página no Facebook para saber o dia da próxima edição e viver essa experiência juntos.

Com amor,


__________________________________________________________________________________

EVERTON SOUZA
Publicitário, amante de música, poesia, café e bolachas de chopp. | @evertonssouza | facebook.com/evertonssouza

Unknown

Unknown

Freelancer Sem Fronteiras. Tecnologia do Blogger.