Últimas Notícias
recent

O meu Kindle quebrou, e agora? A triste história de um Kindle quebrado e a solução brilhante da Amazon.


O melhor e-reader de todos os tempos é o Kindle. Esta é uma opinião pessoal, definida a partir de experiências incríveis com um Kindle desde que o comprei há dois anos. Nunca tive experiências com o Kobo ou o Lev, estou satisfeito com o Kindle e isso o torna o melhor e-reader do mundo, para mim.



Para quem não sabe, existem aparelhos chamados de e-reader, que são leitores digitais capazes de exibir com uma boa experiência livros digitais, os e-books. O Kindle é da Amazon, mas existem outros, como Kobo e Lev.



O e-reader Kindle tem tela sensível ao toque (as versões mais novas), dicionário – você clica e segura por alguns segundos a palavra na página que está lendo e o Kindle te dá a definição segundo o dicionário, Wikipédia ou pode traduzir. Ainda é possível fazer marcações no texto, anotações e compartilhar. Com tela antirreflexo oferece uma experiência de livro muito similar aos livros de papel. E o melhor, na versão Paperwhite tem uma tecnologia (ou bruxaria) de iluminação interna, que não é direcionado para os olhos, como são os celulares e tablets. Ah, e tem wi-fi, é possível acessar a loja Amazon e comprar um livro com um clique ou enviar livros e arquivos por e-mail para o Kindle. E a bateria carregada dura semanas, é sério.



A Amazon já é conhecida nos países que atua, principalmente nos EUA, como uma empresa inovadora. Tem uma embalagem incrível, o que oferece uma excelente experiência de compra. Além de testar novidades como a entrega feita por drones.



Eu uso meu Kindle para muito mais que ler livro. Eu salvo arquivos importantes que preciso consultar, material que preciso revisar, além do dicionário – como é incrível ter o Kindle à mão como dicionário. Minha biblioteca de livros também não é pequena e cada um dos títulos com as inúmeras marcações que fiz diante de uma informação que considerava importante é sempre um participante importante nos cafés filosóficos.



Sempre na bolsa ou na cabeceira da cama, um dia meu Kindle não ligou. Sim, o meu Kindle quebrou. E agora?



Foi difícil acreditar que ele não ligava. Nenhuma tentativa de carregar, reiniciar, e qualquer outra instrução do site da Amazon foi suficiente para que meu Kindle funcionasse. Foi um dia negro na minha vida o dia que meu Kindle quebrou.



Eu precisava falar com alguém sobre isso e procurei o atendimento no site da Amazon. Lá, no site, existe uma página para atendimento onde o usuário preenche um formulário apresentando o cenário do problema e escolhe o modo de atendimento, que pode ser por e-mail ou telefone. Eu optei por telefone, porque eles disseram que me ligariam.



Ao digitar o número do celular pode-se escolher por “ligar daqui 5 minutos” ou “ligar agora”. Eu estava desesperado, carente e precisando de atenção, afinal, meu Kindle tinha quebrado. Cliquei em “ligar agora”, nem tinha soltado o mouse quando o celular tocou. O processo de atendimento da Amazon é metafísico, só pode.



O serviço de atendimento não é brasileiro, mas Gisele, a atendente que me ligou, fala bem o Português, conseguimos nos entender perfeitamente. Gisele abraçou minha dor, viramos amigos. Ela me instruiu fazer algumas outras tentativas de ressuscitação, mas sem sucesso. Era preciso carregar o aparelho por uma hora, como parte do processo de atendimento. Gisele assumiu o compromisso de me ligar depois deste período, e ligou. Mas não resolveu, meu Kindle não ligava. Gisele disse que me passaria para uma amiga dela, de um departamento mais técnico. Foi Sofia quem falou comigo neste departamento mais técnico, e já estava por dentro de toda a trama.



Sofia trouxe a triste notícia: Meu Kindle estava com sintomas que poderiam ser dois problemas, um físico e outro de sistema, ambos precisariam de uma averiguação técnica pessoalmente. Mas a Amazon não tem assistência técnica no Brasil e o meu aparelho já não estava mais na garantia.



Sofia, atenciosa e amiga, como foi Gisele, como representante de uma empresa que gosta de oferecer uma experiência de compra incrível, me disse que se o meu aparelho estive na garantia eles me reembolsariam o valor do Kindle em créditos para a compra de um novo ou em dinheiro. Mas como o meu aparelho já não estava na garantia ela me ofereceu um vale-presente de 80% do valor do Kindle, o que foi sensacional para mim.



3 dias depois o meu novo Kindle chegou, ao custo de menos de cem reais e com frete grátis. Se fosse qualquer outra empresa, com um aparelho fora da garantia, se acaso conseguirmos pacientemente atendimento pelo telefone, que teríamos que ligar, não resolveriam nada e nos ofenderiam, como é toda empresa de telefonia ou grandes portais de compra de materiais esportivos com nome de seres mitológicos. Mas não a Amazon, a Amazon resolve.



Eu soube de uma guria que teve problema com o Kindle ainda na garantia, e conseguiu um novo. Mas é maior o número de pessoas com Kindle perfeito, é um aparelho que não se vê dando problemas todos os dias.



E esta foi uma triste história de um Kindle quebrado e a solução brilhante da Amazon.




https://www.instagram.com/evertonontheroad/

Everton Souza

Everton Souza

Freelancer Sem Fronteiras. Tecnologia do Blogger.