Últimas Notícias
recent

O Sarau do Zé Geral

Zé Geral

 Ontem eu conheci o Zé Geral, músico e responsável pelo Sarau do Zé Geral. É um homem de prazeres simples, amante da arte, de qualquer intervenção que possa acalentar a alma, que possa descansar ou instigar a mente, que baile o corpo e o faça banhá-lo com lágrimas ou suor de bons sentimentos.

Zé é uma dessas luzes responsáveis pelo zelo, pelo colo e reunião de estrelas artistas, se satisfaz com a missão de tirá-los do ostracismo, de instigar a produção, a exibição, o compartilhamento de energia. E nisso, está há mais de 15 anos com o Sarau que já chegou a receber 900 pessoas, entre os quais 212 eram músicos.

Infelizmente o número de participantes de ontem não refletia toda a história do evento, e isso me frustrou, não pela organização, que faz a sua parte (o espaço está apto a receber quantos queiram entrar, há toda sorte de instrumentos, iluminação e respeito). Eu fiquei frustrado com as pessoas que me abordam e dizem adorar música, que tocam violão, guitarra, tambor, teclado etc, que escrevem (e realmente bem escrevem), interpretam, amam... mas dizem não terem espaço, não terem coragem, que a cidade não abriga coisas novas, não tem ouvidos para vozes da MPB... ouvem falar de saraus mas não vão pra ver cenas finais de novela.

Medíocres! Vossa oportunidade está na simplicidade poética de encontros de artistas sem pretensão de fama, regido pela sintonia de espíritos livres na procura única de compartilhar bons momentos, boa música, poesia, enfim arte, enfim sarau. É daí que saem expoentes artistas. O verdadeiro prazer do artista não deve estar no reconhecimento e nem unicamente no dom ou produção de qualquer que seja sua competência, e sim no compartilhamento, no poder sentir e ver a reação de um público ao ser tocado pelo seu trabalho.

Ontem o Igor Leal conquistou o Zé com sua voz doce alinhada a um violão bem explorado. A Bruna Lima conseguiu engasgar o público num soluço de volta-lágrima com a poesia romântica de seus textos. Eles jamais teriam ouvido, visto ou sentido quaisquer considerações sobre o trabalho deles se ficasse em casa.

 
Saímos de lá (Igor, Bruna, Viviane e eu), felizes, leves, vivemos bons momentos naquele período, a paz invadiu nosso coração com as músicas do homenageado da noite, Gilberto Gil, interpretado pelo anfitrião com toda sua técnica e amor.
O Sarau do Zé Geral acontece toda quarta-feira na Casa de Ensaio na Rua Padre João Crippa, 1699, e estou certo que nos encontraremos lá na próxima semana.

Até breve.


__________________________________________________________________________________

EVERTON SOUZA
Publicitário, amante de música, poesia, café e bolachas de chopp. | @evertonssouza | facebook.com/evertonssouza
Unknown

Unknown

Freelancer Sem Fronteiras. Tecnologia do Blogger.