![]() |
Coquetel de lançamento da Série Bagagens - SESC HORTO |
Meu amigo (a), durante essa leitura eu te convido a organizar sua bagagem. Encontre nestas palavras elementos que você queira colocar na mala ao tempo que tentarei te guiar numa viagem expressiva sobre a vida de um rapaz que com seus traços nobres, e imagem sutilmente doce, expressa através do graffiti mensagens de amor e carinho.
“As pessoas já são atordoadas o dia inteiro com seus problemas e ao olhar para um graffiti eu quero que elas tenham um momento só delas de imaginação e questionamento.” – Rafael Mareco
Eu conheci Rafael Mareco através da Marina Pacheco, por acaso, ou obra do Universo, no show da Karina Marques na Concha Acústica há alguns dias, ou muitos. Embora tivesse sido apenas um cumprimento breve, algumas palavras, a oportunidade foi suficiente para me despertar o desejo de entender um pouco mais sobre esse artista. A primeira vista um garoto normal, com estilo definido, personalidade bem humorada e mochila nas costas, a diferença ficou pelas canetas coloridas que saiam dos bolsos daquela sacola mágica que carregada, com mãos leves e olhar atentamente singelo, em instantes deu vida a um personagem numa garrafa térmica de água que nos abastecia o tereré, o personagem conquistou carinho de quem viu, e esse instante foi suficiente para resumir tudo o que você vai ler agora.
Entrevistei Rafael na noite passada. Ele tem 20 anos, é estudante de Artes Visuais na UFMS e grafiteiro. Sempre desenhou, apaixonou-se pelo graffiti aos 16 anos, quando menor queria ser músico. Mareco é observador, através da observação e do questionamento foi descobrindo suas motivações e estudando e desenvolvendo técnicas. Hoje tem o grupo Mundo Doido (MD) com alguns amigos que desenvolvem suas próprias linhas de desenho e cada mensagem fica pela personalidade de cada artista.
Mareco está com uma exposição na galeria de artes do SESC Horto até dia 29 de Novembro, a Série Bagagens convida o público a viajar, mesmo que por um instante, para um mundo particular, personagens e bagagens se misturam nas possibilidades de interpretações de cada observador.
Rafael se inspira no vento, no amanhecer, no por-do-sol, na música, num sorriso, no respeito, e no café (na ordem que me respondeu), e isso resume o repertório de sentimentos que existe dentro deste Ser. Ele confessou que cada imagem que cria tem o objetivo de gerar um sorriso, passar uma mensagem de amor, ou carinho.
Uma pessoa que dedica sua vida a criar imagens para transmitir amor e carinho não pode ser considerada de toda Humano, eu acredito que deve ser metade Anjo. O humano não tem uma missão tão nobre. Aliás, todo artista é metade Anjo.
“Cada momento é motivo para um desenho, uma arte, um graffiti, no mais acredito que momentos e coisas boas devem fazer parte da minha arte neste momento” – Rafael Mareco
Longe de discutir a origem ou o pré-conceito que existe sobre o graffit, hoje, eu escrevo sobre a arte de adaptar a linguagem humana na imagem esteticamente poética, lírica, despertando em cada espectador rios de sentidos e sentimentos, que ele mesmo possa trabalhar. Essa é a obra e arte Mareco, metade garoto metade anjo.
Quem quer contemplar as obras deste artista, acesse:
“Muitos dos meus trabalhos tem como objetivo gerar um sorriso ou passar uma mensagem de amor, ou carinho.” – Rafael Mareco
__________________________________________________________________________________
EVERTON SOUZAPublicitário, amante de música, poesia, café e bolachas de chopp.
@evertonssouza |facebook.com/evertonssouza