![]() |
Farid Fahed no vídeoclipe de Catavento |
Você certamente já deve ter visto o clipe da música Catavento da Lilian Maira que há alguns dias está circulando pela Internet, principalmente pelo Facebook. Eu tenho um carinho todo especial por essa guria, mas não é dela que eu quero falar neste texto, a minha primeira intenção era escrever sobre produção audiovisual e detalhar produção independente, enfim, contar um pouco da arte de tecer um vídeo tão bom quanto este:
Veja a ficha técnica na descrição do vídeo no YouTube.
Para isso, resolvi falar com a responsável por esse material encantador, a publicitária Farid Fahed e aproveitar a história da edição deste material. E aí, fui surpreendido novamente. Conversei com ela e enviei algumas perguntas para entender melhor como foi o processo desde a roteirização até a edição final.
Farid apresentou cada detalhe da produção, que durou uma semana, envolvendo amigos apaixonados pela arte, cada um com o seu dom, na moda, na decoração, na fotografia, no teatro, no cinema. Todos movidos por um único objetivo construíram em tempo recorde um material amabilíssimo. Parabéns, de verdade.
A história que você vai ler agora é narrada pela própria Farid Fahed, delicie-se:
“
Eu conheci a Natália Garabini através de uma amiga que estudou Publicidade e Propaganda com ela, Natália me perguntou se eu conhecia algum músico, porque estava rolando a inscrição pro FUÁ (Festival Universitário de Audiovisual de Mato Grosso do Sul), e ai apresentei a Lilian Maira, escolhemos a musica e fizemos juntas, a Natália fez um prévia do roteiro e eu finalizei a ideia e executei.
Tivemos apoio do DuBaú Arte & Brechô, as meninas abriram as portas para que pudéssemos escolher o figurino da Lilian para o clip. Eu consegui apoio da Suprimac com alguns materiais. O vídeo foi Gravado na Fazenda Don Fernando que fica a mais ou menos 15 km da capital.
Liguei para alguns amigos e dessas ligações saiu a Equipe de Produção. O Giulliano Gondim emprestou a Kombi. Foi tudo novidade e uma correria linda. Fomos para fazenda à meia-noite e a Natália chegaria pela manhã com o Dinho (cinegrafista da TV Pantanal) para começar a gravação.Na fazenda estavámos eu, Anne, Giulliano, Ana Carolina Fonseca, Geraldo Saldanha e Lilian Maira.O Giulliano é profissa em audiovisual e resolveu dar uma ajudinha especial para os universitários, graças a Deus.O cenário foi montado e criado por mim e Anne Machinsky, o figurino é meu, e o roteiro a gente brinca que foi psicografado na madrugada.Eu peguei o roteiro que tínhamos em mão, o Giu colocou uma pressão para que saísse um roteiro mais detalhado, especificado, com a historia com continuidade, disse que eu havia de escrever outro e assim foi, escrevi com base no que já tínhamos em mente, e aí veio a outra parte, fazer o storyboard.Esse clipe foi um mega aprendizado pra mim, o Giulliano Gondim foi o melhor professor que eu poderia ter (risos), não posso deixar de agradecê-lo aqui, foi de Deus ele ter ido e ter dado o apoio que deu, produção total, e ainda ficou acordado comigo algumas 24hrs para que tudo estivesse pronto o mais lindo e profissa possível a tempo.A Natália é acadêmica da Uniderp e lá ela conseguiu com a TV Pantanal o estúdio para música ser gravada. A edição quem fez foi o Renato Rocha dirigido por mim e uns toques do Giulliano Gondim.Geraldo Saldanha é ator talentosíssimo aqui da cidade e foi de todo coração gravar com a gente! Ana Carolina Fonseca deu uma super ajuda com a maquiagem, Anne foi linda na produção, Natalia foi essencial e sem ela nada teria acontecido, enfim, todos tiverem sua contribuição para que tudo saísse lindo.Eu gosto muito de clipes, cinema, fotografia. Eu respiro arte e venho fazendo disso, cada vez mais, minha profissão. Esse clipe deu start para uma produção independente e vem abrindo as portas para o audiovisual. No dia 11 de Novembro estarei no Festival de Cinema em Ivinhema dando uma oficina de Stop Motion, que é algo que me encanta, minha brincadeira mais recente foi esse vídeo que produzi na janta, com uma Canon t3i. Para o videoclipe foram usadas duas câmeras, uma filmadora e outra uma Canon 7d (assista aqui).
É isso pessoal, a narrativa já nos desperta para o mundo de possibilidades que temos nesta Terra em que vivemos. Campo Grande é um berço artístico fantástico, aqui as amizades são construídas muito rápido, e essas amizades constroem patrimônios em velocidade brilhante e qualidade poética.
Nos vemos por aí!
__________________________________________________________________________________
EVERTON SOUZAPublicitário, amante de música, poesia, café e bolachas de chopp.
@evertonssouza |facebook.com/evertonssouza