“As atividades sociais, culturais e humanitárias exercidas com um espírito de devoção são um acessório indispensável aos processos interiores de concentração e meditação”. - CHAUDHURI, Haridas (Yoga Integral)
Há quase um ano um grande amigo me apresentou o Yoga como a alternativa mais eficiente para minha inquietude. Era um período que, claramente, eu estava desequilibrado. Mesmo produzindo, no trabalho e fora dele, eu estava confuso e querendo mudanças.
Eu já tinha sido apresentado ao Yoga antes, em Campo Grande, o Círculo de Tambores, já falei dele aqui, era no Shanti Yoga. Então uma etapa estava vencida, eu aceitava que era uma prática inteligente, só precisaria de disciplina para colher os frutos. Não demorei muito para me apaixonar pelos ásanas, pelos segredos da respiração e, com o a prática, a quietude da mente e do corpo na meditação.
Adicionar a prática de Yoga no cotidiano é uma atitude sábia para ouvir melhor o corpo, respeitá-lo, respirar melhor e tomar consciência disso, para então entrar em estágios mais elevados de meditação, concentração e disciplina.
Com base na minha experiência eu quero apresentar aqui uma dica de ouro para a Máxima Performance de qualquer pessoa, que é uma união produtiva entre seu corpo físico, emocional, mental e espiritual. É importante manter o equilíbrio entre essas partes (existem outras 3, mas deixemos para outra ocasião mais profunda).
É necessário o autoconhecimento, saber o limite do corpo e as necessidades básicas dele, tanto de movimento, quanto de prazer, nutrientes, sensações etc. A emoção não pode ser deixada de lado, o convívio social pode interferir, mas as respostas estão dentro de nós, e o repertório cultural, intelectual e social interfere na interpretação e compreensão de quem nós somos no Universo, e qual o nosso papel nele.
Acredito que quanto maior o consumo de bons livros, filmes, músicas, espetáculos, alinhado com o silêncio consigo mesmo, teremos mais pontos de análise para as respostas, além de maior referência interpretativa. Nisso, já unimos o respeito e o trabalho mental. Sensibilizar-se com a natureza, consigo, com a sociedade, alinhar tudo que eu já falei aqui, interfere diretamente na consciência espiritual, entramos em contato com o deus necessário para cada um, seja ele de que credo for, esteja dentro do ser, ou num plano metafísico.
"Um yogue é aquele que não apenas fala de filosofia, mas vive a filosofia. Não tem simplesmente fé em Deus, mas sente-O dentro de si mesmo. Para ele, não é a filosofia um mero passatempo intelectual. Nem tampouco uma ociosa contemplação do real. A filosofia deve emanar de sua experiência existencial e ajudá-lo a intensificar e expandir a base dessa experiência. Para o yogue, a religião não é um simples sistema de fé ou crença. É uma questão de realização pessoal ou integração na realidade. É uma questão de contato imediato com o Ser. As diversas religiões são caminhos diferentes que levam à finalidade última do contato existencial." - CHAUDHURI, Haridas.
O que eu quero dizer é que ler é necessário, ver bons filmes, espetáculos, produzir arte, tudo isso é indispensável. Mas, nós gostamos tanto disso que às vezes negligenciamos a necessidade de movimento do corpo, de uma atividade física regular. Escolher uma atividade física que dê prazer facilita fazer dela um hábito. E a falta desse hábito pode prejudicar o nosso consumo e produção de todo o resto. Às vezes estamos sendo mesquinhos e não nos damos conta.
"Esses exercícios e posturas que fazem parte da Hatha Yoga têm finalidade de preparar fisicamente o praticante para que alcance estágios mais elevados do Yoga, tais como a concentração, meditação e outros semelhantes" - CHAUDHURI, Haridas.
Eu entendo que temos vivido dias corridos, eu mesmo tenho tido pouco tempo para freqüentar as aulas de Yoga ultimamente, mas eu recorro à prática em casa, e essa pode ser a solução para pessoas ocupadas, no entanto é extremamente necessária a orientação de um instrutor/professor (recomendo a Casa de Yoga em Presidente Prudente, e o Shanti Yoga em Campo Grande).
Começar o dia com uma sequência de exercício integral de Yoga, Surya Namaskar, tornou-se ponto fixo da minha agenda.
“Surya Namaskar, traduzido como Saudação ao Sol, é uma sequência de 12 posturas de Yoga, que em ritmo acelerado, fornece um bom exercício cardiovascular, se feito em um ritmo lento, essas posturas ajudam a tonificar os músculos e podem ser relaxantes e meditativas. Além disso, ela permite que você se alongue e desenvolva mais flexibilidade corporal [...] a prática oferece uma série de benefícios interessantes para cada parte do corpo. Essas poderosas posturas de yoga têm um grande impacto sobre o coração, fígado, intestinos, estômago, peitoral, garganta e pernas. Ela purifica o sangue e aumenta a circulação sanguínea pelo corpo, garantindo o funcionamento correto do estômago, intestinos e nervo central. Praticar a Saudação ao Sol diariamente ajuda a equilibrar as três constituições – Vata, Pitta e Kapha – das quais o corpo é feito.” (The Art Of Living, artigo: Os Segredos do Surya Namaskar)
Enfim, espero que eu tenha mobilizado vocês a adicionar um pouco mais de movimento na rotina de cada um, e que isso possa favorecer a produção intelectual de cada um. Se a prática for Yoga, garanto que vão se surpreender.
Namastê!