Últimas Notícias
recent

Moonrise Kingdom (2012, Wes Anderson)


Moonrise Kingdom (2012, Wes Anderson) apresenta a história de um casal de adolescentes de 12 anos que se apaixona à primeira vista. Começam a trocar cartas e se identificam nas suas excentricidades diante dos outros.
Veem-se como o problema da casa, incompreendidos, e resolvem fugir para viver uma aventura juntos.
No melhor estilo Into the wild, eles se aventuram numa trilha. Ele com os conhecimentos de escoteiro, ela com a coragem típica de uma garota com tendências à violência.
Moonrise Kingdom é rico em detalhes e deixa claro o consumo de arte desse jovem casal que está descobrindo o amor e quer vivê-lo da maneira mais pura e bela possível.
Ela amante de leitura, carrega na tralha de fuga uma mala grande, a maior dela, cheia de livros, todos os que aguentou carregar, ainda trouxe consigo uma vitrola portátil e seu vinil predileto.
Ele apaixonado por cartografia, artista nato com sensibilidade para pintura, e até artesanato.
No romance, a descoberta do beijo, da excitação, a poesia desse momento, da confidência, o toque, a dança, a biodança.
A película é sem dúvida rica de elementos que relacionam sensibilidade com paixão, que por sua vez está ligada à percepção artística. Como em Vicky Cristina Barcelona, mas numa versão mais leve, singela.
Tem ainda o relacionamento entre famílias com pais sem amor, o casal que se ama mas não pode ficar junto, a vida de solteiros, um que ainda não encontrou o amor, outro que não pode viver o seu, a vida de órfão incompreendido, o sistema de serviço social que vê a criança como uma pasta/arquivo.
Em Moonrise Kingdom existem milhares de elementos que fazem crítica ou alusões à inúmeras situações que são complicadas apenas pela preguiça de simplificarmos, e nossos protagonistas mostram isso o tempo todo: basta ser simples e fazer.

“Estamos apaixonados. Queremos ficar juntos. O que há de errado nisso?” - Suzy Bishop

_____________________________________________________________________________________________________
EVERTON SOUZA
Publicitário, amante de música, poesia, café e bolachas de chopp.

Everton Souza

Everton Souza

Freelancer Sem Fronteiras. Tecnologia do Blogger.