Últimas Notícias
recent

Shadow of the Vampire (2000, E. Elias Merhige)


Quem assistiu Nosferatu (1922, Murnau), certamente vai gostar de Shadow of the Vampire (2000, E. Elias Merhige).
A película conta a história do cineasta Friedrich Wilhelm Murnau que não recebendo a autorização para filmar Drácula, substitui o nome do personagem, faz adaptações e cria o filme de vampiro mais realista e consagrado da história, Nosferatu.
A história que deveria narrar os bastidores das filmagens de Nosferatu, cria sua própria trama de suspense, fazendo nossos sentidos misturarem entre o real e a ficção. Merhige nos convence de que Murnau pôs toda a sua equipe em risco contratando um vampiro para gravar Nosferatu, e todas as cenas do filme de 1922 fazem mais sentido ainda.
É um filme que assim como Ed Wood (1994, Tim Burton) mostra as dificuldades que os diretores passam diante de investidores, equipamento, adaptações, etc. No entanto, muito longe deste exemplo, Murnau fez prevalecer as suas ideias, e é considerado um grande cineasta, que mudou o modelo estético que existia antes dele.
Em Shadow of the Vampire é possível observar a preocupação com iluminação, enquadramento, velocidade da cena, além de outras preocupações estéticas durante a gravação de Nosferatu.

Este filme realmente te coloca na sombra do vampiro, e te deixa com uma pulga atrás da orelha.


_____________________________________________________________________________________________________
EVERTON SOUZA
Publicitário, amante de música, poesia, café e bolachas de chopp.

Everton Souza

Everton Souza

Freelancer Sem Fronteiras. Tecnologia do Blogger.