Últimas Notícias
recent

Ler, correr ou publicar um livro?


Temos vivido dias cada vez mais curtos. Passamos tanto tempo procrastinando, ou, se preferir, vendo redes sociais e acreditando que estamos ficando bem informados, que os dias passam e fazemos cada vez menos coisas. O mau aproveitamento do tempo gera a sensação de que o tempo está passando cada vez mais rápido. Mas os dias continuam tendo 24h, como era há 10 anos.
É inspirador conhecer pessoas que têm um corpo saudável, fruto de um bom estilo de vida, com prática diária de exercícios, boa alimentação, e, além disso, com bom vocabulário, boas referências culturais e, não bastasse tudo isso, com um ou mais livros publicados, ou trabalhando para a publicação do primeiro.
Esse é um perfil atípico. A maioria das pessoas já não faz tanto com o seu tempo. É comum encontrar indivíduos com milhares de fotos publicadas no Instagram apresentando um corpo bem definido, pratos de refeições saudáveis, muito exercício e nenhum livro ou evento cultural. O contrário é ainda mais comum: indivíduos que lêem muito, ou publicam fotos que induzem outros a pensar isso, e nenhum exercício e muita comida de pouca qualidade.
Nenhum dos perfis está errado e ninguém destes é melhor que o outro. A questão é: Como aproveitar melhor o tempo para alcançar a melhor versão de si mesmo cuidando do corpo, da mente e do espírito?
O segredo é o equilíbrio. Tudo exagerado é veneno. Acredite, muito exercício pode gerar fadiga muscular, mesmo bem alimentado, e mais, pode gerar vício ruim, a vigorexia. Dedicar todo o tempo à leitura prejudica o corpo, que precisa de movimento. É importante queimar calorias, tomar sol, acelerar o metabolismo. Ler e exercitar-se sem relaxamento e sem desconectar do mundo também não é saudável, é preciso meditar.
O desafio é encontrar um tempo para cada coisa durante o dia. Evidentemente é importante valorizar mais tempo para a atividade que te gere mais prazer. Se ler é mais importante para você, leia mais, mas faça exercício. Se praticar esportes é mais importante, treine, mas leia pelo menos um capítulo por dia. Em todos os casos, medite pelo menos 10 minutos.

O meu desafio é ler pelo menos 100 páginas por dia, treinar pelo menos 30 minutos por dia, meditar pelo menos 10 minutos por dia, e escrever no mínimo um texto por dia (artigo para os blogs, freelas, poemas ou gaveta, tanto faz). Inspire-se! Valorize o que te dá prazer, mas não deixe de cuidar de você por inteiro. É mais saudável ler, correr e interagir com um livro todos os dias.

https://www.instagram.com/evertonontheroad/


Everton Souza

Everton Souza

Freelancer Sem Fronteiras. Tecnologia do Blogger.